quarta-feira, 25 de abril de 2012

Raio-X do Mengão para o Brasileiro 2012

O Brasileirão 2012 se avizinha e, neste espaço, avaliamos os jogadores do atual elenco, bem como as carências para a competição que poderá nos levar de volta à Libertadores da América, em 2013:


GOLEIROS

FELIPE - Rubro-negro, líder, experiente e eficiente. Em que pese algumas espalmadas errôneas, trata-se de um dos melhores disponíveis no mercado, passando segurança.

PAULO VICTOR - Tem potencial, é participativo no grupo, conhece o Mengão e cumpre bem o papel de reserva. Tornando-se mais constante, pode eventualmente ameaçar a titularidade de Felipe.

LATERAIS

LÉO MOURA - Dispensa comentários. Além de líder, é o mais rubro-negro do Elenco. Experiente, rápido e efetivo, sobretudo ofensivamente. Retomou as grandes atuações em 2012 e merece ter seu contrato renovado até 2014.

R. GALHARDO - Jogador razoável e com certo potencial. Por ora, não enche os olhos do torcedor, mas também não compromete em sua condição de reserva. Este articulista não conhece o futebol de seu novo concorrente, Wellington Silva, recém chegado do Rezende.

JÚNIOR CÉSAR - Apesar de sua baixa estatura, de apresentar certa inconstância e de seu futebol depender demais do vigor físico, em clara decadência com o avançar da idade, ainda é útil ao time, tendo bons lampejos, em alguns jogos, sobretudo ofensivamente, em tabelas com R10.

MAGAL - Em que pese não ser um fora de série, mostra-se rápido e insinuante, merecendo mais oportunidades no time principal, sendo candidato à titularidade se confirmar as expectativas.

ZAGUEIROS

M. GONZALEZ - Eleito o melhor das Américas em 2011, ainda não demonstrou a que veio no Mengão, cuja zaga é o ponto fraco do atual elenco. Deve-se considerar, contudo, que é historicamente mais eficiente jogando na sobra, como um líbero, esquema diferente do atual 4-4-2 de J. Santana. Tem estatura e sabe jogar, podendo ser útil a depender de sua adaptação no Brasil e, principalmente, se o Flamengo contratar um companheiro de personalidade e inequívoca qualidade técnica.

DAVID BRAZ - Jovem, raçudo e razoavelmente eficiente, mostrando-se desatento em alguns jogos. Útil apenas para compor elenco.

WELLINTON - Advindo das divisões de base, apesar de voluntarioso, não apresenta futebol compatível com as tradições rubro-negras, de zagueiros clássicos e seguros como Aldair, Juan e Fábio Luciano. Além disso, tem o costume de falhar em vários dos jogos decisivos, sendo interessante o Clube vendê-lo ou, na pior das hipóteses, emprestá-lo.

GUSTAVO - Até agora, apesar da boa estatura e porte físico avantajado, que pode ser útil contra times de estilo "inglês", demonstrou extrema limitação. Pode compor o elenco como reserva, no máximo. Contudo, não custa observá-lo um pouco mais.

MEIAS

MALDONADO - O brilhante meia defensivo, de boa marcação e passes, importante na arrancada do Brasileirão de 2009, está sendo vencido pela idade e pelos problemas físicos. Deve ser negociado.

AÍRTON - Jogador de boa estatura e que cobre bem a zaga. Mostrou-se, contudo, limitado, inconstante e nervoso após seu retorno à Gávea, com péssimo custo-benefício. Não merece o esforço de compra ou renovação do empréstimo junto ao Benfica.

WILLIANS - Meia defensivo de raça incomum, veloz e exímio ladrão de bolas do adversário. Todavia, tem deficiência aparentemente insanável nos passes, prejudicando a saída de bola do time. Cumpriu um ciclo marcante no Clube e tem propostas da Itália e do Quatar, sendo interessante sua negociação, inclusive por seu comportamento insubordinado e inconstante fora das quatro linhas.

MURALHA - Em que pese o apelido, não se trata de uma cabeça de área, que toma bolas e protege a zaga, o que inclusive prejudicou o time em jogos da Libertadores, nos quais, por falta de opção, foi mal escalado. Sabe sair jogando e é razoavelmente presente nas ações ofensivas, mas ainda precisa ser maturado, encontrando seu melhor espaço tático em campo.

LUIZ ANTÔNIO - Da mesma forma que seu colega das divisões de base, Muralha, não tem aguçadas qualidades defensivas. Todavia, é diferenciado, tem bom passe, oportunismo e boa finalização, podendo ser comparado a Ibson no início de carreira. Trata-se de uma jóia a ser lapidada. Se a torcida tiver paciência, ele tem tudo para dar grandes alegrias à Nação Rubro-Negra.

KLEBERSON - Surpreendentemente, após sumariamente dispensado por Luxemburgo, trata-se do mais produtivo meio de campo do Mengão na atualidade. Além de sua experiência e de sua qualidade, um pouco acima da média, em passes e chutes a gol, tem demonstrado vontade, movimentação e comprometimento incomuns. Não se pode esperar que seja um fora de série, mas pode ser muito útil no Brasileirão.

BOTTINELLI - Alterna boas e más atuações, mas é um jogador participativo, de bom passe e ótima qualidade nas bolas paradas. Pode ser muito útil no Brasileirão e provavelmente melhore seu rendimento na medida em que encontre seu espaço dentro do esquema tático. Todavia, não se pode esperar que exerça magistralmente a função de criador do time.

TOMÁS - Cria do Flamengo, caiu nas graças da torcida no Brasileirão de 2011, entrando durante os jogos e atazanando as defesas adversárias. Tem qualidade, mas ainda é inconstante, inclusive pela tenra idade, não podendo carregar, pelo menos por enquanto, o peso do sucesso ofensivo do time e tampouco, por ora, ser comparado com Sávio e outros que estouraram no passado.


ADRYAN - É muito novo, mas merece ser observado e lançado, inicialmente, em jogos menos decisivos. Trata-se de um talento diferenciado e, sem bem orientado, tem tudo para se tornar, nos próximos anos, um fora de série.


RENATO ABREU - Se, claramente, não é um super-craque e já apresenta sinais da idade, continua sendo um jogador de extrema efetividade nas bolas paradas e versatilidade tática, que entende o Flamengo, respeita a Nação e continuará atuando como uma liderança positiva dentro do elenco, sobretudo nos momentos mais conturbados.

RONALDINHO GAÚCHO - Apesar de ter sido eleito o melhor jogador da década passada e dele sempre se esperar lances sensacionais, como no Santos 3 x 5 Flamengo em 2011, tornou-se um jogador preguiçoso, previsível (normalmente no lado esquerdo) e de pouca audácia. Treina menos que os companheiros, é amante de farras, conturba o ambiente interno e só joga um futebol melhor quando, eventualmente, resolve fazê-lo. Péssimo custo-benefício, que sequer tem trazido retorno de marketing. Ainda é hora de o Clube faturar algum dinheiro com a venda dele para o Mercado Árabe ou Asiático. Mais sobre o craque adormecido, no artigo: http://pelerubronegrafla.blogspot.com.br/2012/04/o-custo-beneficio-de-r10-e-o-segundo.html.

ATACANTES

DEIVID - Apesar de ter irritado a torcida com algumas atuações abaixo da crítica e gols perdidos, é experiente, participativo, rubro-negro e (mesmo sem receber seus direitos de imagem há meses) tem melhorado suas atuações, sobretudo depois que passou a ter Vagner Love como companheiro, jogando como segundo atacante. Além disso, tem personalidade e não se esquiva diante das adversidades, o que é louvável e deve fazer parte do DNA de todo rubro-negro autêntico. Sem que se crie grandes expectativas, pode ser muito importante no segundo semestre.

VAGNER LOVE - Outro que dispensa comentários. É um dos mais rubro-negros do grupo. Além de dedicado e regular, tem qualidade ofensiva diferenciada. Tem o objetivo de fazer história no Mengão e voltar à Seleção, o que não deixa de ser um ótimo indicativo para a Nação.

LUCAS (TUFÃO) - Campeão da Copa São Paulo de Juniores de 2011, trata-se de uma promessa da Gávea. Tido, nas divisões de base, como mais consistente que seu colega Tomás, é rápido e consciente com a bola, merecendo ser observado e ter, gradualmente, mais chances de provar seu valor.

NEGUEBA - Autor do gol do título de Campeão da Copa São Paulo, no ano passado, é rápido e voluntarioso, mas é franzido demais e ainda apresenta a inconstância natural de sua juventude, além de clara deficiência nas finalizações. Deve ser trabalhado e utilizado pontualmente, em determinados jogos, mas não pode, como tem sido feito desde a época de Luxemburgo, ser considerado o substituto natural de Deivid e solução do ataque em jogos intrincados.

TÉCNICO

JOEL SANTANA - Experiente, bom caráter, boleiro e conhecedor do Flamengo. Conhecido, contudo, por sua predileção defensiva e por vencer apenas estaduais (na Copa João Havelange de 2000, assumiu o Vasco às vésperas da final). Além de repetidos equívocos recentes em escalações e substituições, aparentemente, não conseguiu conquistar todo o grupo em 2012, tendo uma blindagem apenas fictícia da Diretoria, a qual o mantém, mesmo após as prematuras eliminações na Libertadores e no Carioca, apenas por conta da multa rescisória. Terá um mês para treinar o time, mas só resistirá no comando se conseguir, a tempo, revigorar e unir o grupo (como em 2007) e, de modo vibrante, fazer todos os jogadores (que permanecerem) entenderem a grandeza do Mengão, de sua Mística e de sua Nação.


PRINCIPAIS CARÊNCIAS PARA O BRASILEIRÃO:


1) pelo menos um zagueiro de técnica diferenciada e perfil de liderança;


2) dois cabeças de área de bom posicionamento, com eficiência na cobertura e na marcação; 


3) pelo menos um meia de criação talentoso e participativo (dois se R10 sair);


4) um atacante veloz, consistente, que saiba jogar pelas pontas e seja útil nos contra-ataques;


5) um atacante de área de maior estatura, que tenha técnica (pelo menos razoável), saiba fazer gols e tenha personalidade para vestir o Manto Sagrado.


Olhos voltados, então, para os Estaduais e, principalmente, para o Mercado Sul-Americano. 


Ressalto, todavia, que a análise acima foca apenas a realidade atual do Elenco e das respectivas necessidades, pois a Diretoria tem se mostrado covarde, inoportuna, incompetente e tolerante com a falta de compromisso de alguns atletas, o que contamina o ambiente e a noção de hierarquia.


Apesar de Patrícia Amorim, seu marido tricolor e companhia, a Nação sempre apoiará o time e, assim como em 2009, quando o Brasileiro também era "obrigação", tudo pode acontecer, inclusive um título, sobretudo tratando-se de Mengão.


Vamos torcer!!! Saudações Rubro-Negras!!!

2 comentários:

  1. Perfeita sua análise, meu amigo. Abraços!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a sua análise! Pânico do Mengão ser rebaixado. Não vejo a hora dessa mulher cair fora do nosso time.
    Obs: Sou a Isabella Novaes do TT.

    ResponderExcluir